Fundos imobiliários ou REITs, qual é o melhor investimento?

Por Dolarame

Descubra onde é melhor investir seu dinheiro!

É melhor investir em fundos imobiliários ou ganhar em dólar?

Muitos investem buscando renda passiva, mas não olham as coisas certas e perdem dinheiro! Hoje vou mostrar as diferenças entre os REITs e os fundos imobiliários.

Vamos começar pelos fundos imobiliários

Eles são investimentos geridos profissionalmente por um gestor, onde imóveis são comprados com o dinheiro dos cotistas e os ganhos mensais são pagos por meio dos alugueis.

Os REITs são muito semelhantes

Eles também realizam a compra de imóveis e alugam os mesmos para gerar seus lucros, mas o tamanho da operação é múltiplas vezes maior, igualmente aos resultados!

Quais as diferenças então?

Um FII é um fundo e um REIT é uma empresa, ou seja, é muito mais fácil um REIT se alavancar (captar dívida) para realizar investimentos e crescer, com isso a lucratividade se torna maior.

Os FIIs crescem pouco

A grande maioria deles são pouco endividados e isso dificulta bastante o crescimento da operação, tanto que, você pode olhar e confirmar que as cotações ficam de lado durante muitos anos.

Além do tamanho, os setores são a segunda maior diferença

Os FIIs são, resumidamente: shoppings, logística, escritórios, imóveis comerciais, bancários, fazendas e setor de papel (dívida).

Do outro lado

Nos REITs, a variedade é muito superior, você pode investir em cassinos, madeireiras, resorts, pistas de esqui, data centers, antenas de rede, parques e muito mais.

Agora, vamos pensar no retorno 

Para isso, temos que olhar o tamanho de mercado, nos FIIs temos 2.9 milhões de investidores e R$160 bilhões em patrimônio, já nos REITs, são 168 milhões de investidores e mais de $1 trilhão.

Por último, lucratividade

Olhando o retorno dos últimos 20 anos, os FIIs trouxeram 146% e os REITs +200%. Ambos sem considerar a reaplicação dos dividendos! Ao adicionar os dividendos, os REITs foram ainda mais lucrativos.

Quer aprender ainda mais?

No Youtube eu fiz um vídeo 100% gratuito sobre o mesmo tema e com uma profundidade muito maior. Para assistir, basta clicar no link abaixo!